SAÚDE DOS IDOSOS: CUIDADOS E DESAFIOS
- cuidamores15
- 21 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2021

Com o envelhecimento populacional de idosos mais crescente, os cuidados e desafios no cuidar ficam mais instigantes e carentes de maiores conhecimentos sobre a causa.
O número de idosos com 60 anos ou mais no Brasil já ultrapassa 16,2% da população brasileira, isso equivale a 34 milhões de idosos, segundo o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. A pesquisa também revela que 34,5% dos lares brasileiros residem idosos, isso representa mais de 1/3 dos domicílios e 83,2% moram com outras pessoas. Essa pesquisa revela a dimensão do crescimento populacional de idosos no Brasil e consequentemente o crescimento do desafio que teremos a frente para cuidar desses e dos futuros idosos, que chegará a mais de 2 bilhões de pessoas até 2030, isso mostra o grande desafio que teremos futuramente, o quanto irá influenciar nas políticas públicas de saúde no Brasil.
A grande questão na área do cuidar, estará na qualificação em um atendimento direcionado a esses potenciais clientes, no seu processo natural de envelhecimento, nas suas limitações, suas dificuldades, seus declínios, saber lidar com seu temperamento, doenças associadas ao envelhecimento e entender que os idosos tem características próprias da sua idade. Como a família desses idosos poderá agir, cuidando deles em casa (cuidador informal) ou como cuidar desses idosos na casa deles ou em Instituições de Longa Permanência, as ILPI`s, antigos abrigos os (cuidadores formais), que se qualificam para cuidar.
O futuro nos pede mais atenção para com os idosos, melhor qualidade de vida para eles e para isso, teremos que entender quais são suas necessidades e suas carências, para depois agir de forma coerente e ofertar a eles uma qualidade de vida justa e respeitável.
PRINCIPAIS CUIDADOS COM OS IDOSOS
Círculo afetivo – Estimular o contato familiar, fazer com que o idoso esteja mais envolvido com o cotidiano do lar, incentivar a fazer atividades rotineiras irá fazer com que eles se sintam uteis, como tomar banho sozinho, se arrumar, escolher sua roupa, fazer comida, sempre supervisionados, claro. Observar seu grau de dependência para que possam fazer determinadas tarefas, mas sempre que eles poderem fazer, deveremos estimular e nunca fazer por eles, essa decisão fará com que eles sejam estimulados e ao mesmo tempo que estejam fazendo as tarefas, eles estarão estimulando os músculos e colocando eles no círculo normal do cotidiano familiar.
Dieta – a atenção com a dieta do idoso deve ser especial, pois o desequilíbrio na sua alimentação influenciará na sua saúde, isso porque o excesso ou a falta de nutrientes para esse idoso irá afeta-lo diretamente. A hidratação também desempenha papel importante para saúde do idoso, mesmo porque eles não sentem a sensação de sede como os mais jovens e necessitam de bastante líquidos para sua hidratação pois além de ter essa necessidade comum, ainda tem uma agravante, eles ingerem mais medicações que o normal e por esse motivo deverão ingerir bastante líquido, de preferência água.
Medicações – O uso das medicações em dia, fará grande diferença na saúde do idoso, pois a não administração desses medicamentos em dias e horários certos, iram prejudicar seu tratamento. Uma estratégia boa é o uso de caixas organizadoras pelos cuidadores, que iram facilitar na organização dos horários, tanto para o cuidador, o familiar e até mesmo para o idoso.
Segurança no Ambiente – A segurança no ambiente está relacionada aos cuidados com quedas e acidentes ocasionados pela falta de segurança no lar. O ambiente deverá ser seguro para suas limitações, como a instalações de corrimãos, barra de apoio, tapetes antiderrapantes, uma boa iluminação, rampas de acessos, equipamentos de apoio como muletas, cadeira de banho e de rodas, conforme a necessidade do idoso.
Consultas Médicas – A regularidade das consultas médicas será um grande aliado no cuidado, pois a consulta com um geriatra- especialista no processo de envelhecimento, fará com que a saúde do idoso seja guiada de forma direta, consequentemente a avaliação desse profissional irá influenciar de forma positiva no processo do cuidar.
Atividades Físicas - Para melhorar o desempenho físico motor do idoso, a atividade física é imprescindível, a não locomoção do idoso fará com que ele se torne cada vez mais incapaz de realizar movimentos normais do seu cotidiano, o tornando dependente cada vez mais de pessoas para fazerem por eles atividades que eles faziam habitualmente, então uma caminhada, exercícios físicos direcionados as limitações farão bem para todo o processo muscular.
Atividades Mentais – A memória do idoso vai perdendo funções com o desenvolver da velhice, por esse motivo deveremos estimula-los a exercitar seu cérebro sempre com leituras, jogos da memória e todo tipo de exercício benéfico para que sua memória seja estimulada, as demências estão cada vez mais presentes na vida dos idosos e o estímulo poderá ajudar nesse processo.
Vale a pena ressaltar que os cuidados aos idosos estão diretamente relacionados a, com que tipo de pessoa está a prestar esse cuidado? Não adianta reclamar dos cuidados, quando você tem uma pessoa sem qualquer preparação para lidar com os desafios do envelhecimento, e o momento pede que cada vez mais nos atentamos para nos preparar, fiscalizar e entender melhor esse processo tão desafiador que está acontecendo e crescendo mais mundialmente.
Fonte utilizada:


Comments