top of page

INFECÇÃO URINÁRIA

Atualizado: 25 de dez. de 2024





As infecções do trato urinário as ITU`s, tem como características a resposta do organismo a uma invasão bacteriana, comuns em todo o mundo, atinge homens e mulheres, sendo que a prevalência varia de acordo com a idade e o sexo da pessoa afetada, as mulheres são mais afetadas na vida adulta devido ao início da prática sexual e a partir dos 60 anos ficam mais vulneráveis pela deficiência do hormônio estrogênio.

A infecção urinária pode se manifestar de várias formas ou ser assintomática e por repetição, são classificadas como não grave quando ocorre em pacientes com estrutura do trato urinário e função normal, já as mais graves são as de causa obstrutivas (hipertrofia benigna da próstata, tumores, entre outros), anatomofuncionais (bexiga neurogênica, cistos renais...), metabólicas (diabetes mellitus).

Tipos de Infecções do trato urinário


Cistite: localizada no trato urinário baixo, na bexiga

Pielonefrite: localizada no trato urinário alto, rins e ureteres


Fatores predisponentes


  • Cateterização prolongada;

  • Sequência de troca do cateter vesical;

  • Tipo de instituição onde o paciente encontra-se hospitalizado;

  • Alterações hematogênicas (alterações no sangue);

  • Obstrução do fluxo urinário;

  • Bexiga neurogênica (disfunção da bexiga por lesão neurológica);

  • Diabetes;

  • Uso de diafragma (método contraceptivo);

  • Mulheres grávidas;

  • Anormalidades congênitas do trato urinário (que acontece durante a gestação)

  • Obstrução urinária e deficiência de estrógeno (hormônio feminino)


Sinais e sintomas de infecção


Durante os primeiros anos de vida, a febre, a apatia, deficiência no desenvolvimento, perda de peso, vômitos e diarreia, dores abdominais, alterações do jato urinário (sobretudo nos meninos) são as manifestações mais comum da infecção urinária. As dores hipogástricas, disúria e retenção urinária, não aparecem antes dos 3 ou 4 anos de idade. Quando houver sintomatologia, vai depender da virulência e do número de agentes patogênicos que atacam as vias urinárias da presença ou ausência de doenças concomitantes, da integridade dos mecanismos naturais de defesa do hospedeiro, da duração da infecção, da integridade do sistema imunitário, e dos locais da infecção.


As infecções urinárias do trato superior normalmente se apresentam com: hematúria (sangue na urina) micro ou macroscópica; insuficiência renal; dor a palpação uni ou bilateral na zona renal; febre; vômito; letargia (abaimento); anorexia (falta ou perda de apetite).

A infecção do trato urinário inferior presença de cistite (infecção na bexiga), polaciúria (vontade de urinar frequentemente), disúria (micção dolorosa), hematúria macroscópica, urgência miccional, desconforto ou dor no hipogástrio, podendo estar associada de febre, geralmente baixa. Já com presença de febre alta, agravamento do estado geral (sinais de intoxicação) e/ou dor lombar, suspeitamos de pielonefrite.



Tratamento e profilaxia


O objetivo do tratamento é restabelecer o bem estar do paciente, aliviar os sintomas urinários e possíveis danos renais. A escolha do tratamento antimicrobiano depende:

  • Do grau de complexidade do paciente;

  • Do perfil de sensibilidade da bactéria observada na urina, e

  • O tempo de tratamento irá depender da evolução do paciente.

Nos casos em que o tratamento tem de ser imediatamente iniciado, o antibiótico escolhido deve ser um dos recomendados como antibioterapia empírica em ITU simples. Se a ITU for recorrente a classe do antibiótico utilizado deverá ser diferente da utilizada na primeira ITU. Após o tratamento ter sido iniciado, a continuação do tratamento deve ser baseada no resultado da cultura e do TSA. Preferencialmente devem ser prescritos antibióticos que sejam excretados ativamente na urina.

Em idosos a ITU é recorrente devido a diminuição hormonal do estrogênio nas mulheres que causa o ressecamento vaginal e propicia a inflamação das paredes vaginais e nos homens pelo aumento da próstata que dificulta o esvaziamento da bexiga e a infecção acontece.

Portanto a ITU é uma doença aparentemente inofensiva, mas que pode se transformar em uma infecção generalizada.







 
 
 

Comments


bottom of page