HISTEROSCOPIA – SAÚDE DA MULHER
- cuidamores15
- 5 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jan. de 2023

A histeroscopia é uma técnica diagnóstica e terapêutica cada vez mais popular nos últimos anos. Este é um procedimento minimamente invasivo para realizar um exame interno da cavidade uterina usando um dispositivo especial chamado histeroscópio.
INDICAÇÃO
A histeroscopia tem sido utilizada para diagnosticar e tratar várias condições ginecológicas, incluindo miomas uterinos, endometriose, pólipos do colo do útero, diagnóstico de infertilidade, abortamento de repetição, sangramento e espessamento uterino entre outros, pelas quais os exames tradicionais não são suficientemente informativos.
A histeroscopia é uma técnica cirúrgica muito importante no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos órgãos genitais femininos. Essa técnica permite que os médicos vejam diretamente os órgãos internos da mulher, como o colo do útero, trompas de falópio e a cavidade uterina. Ela pode ser usado para detectar patologias anormais em mulheres que não podem ser vistos com outros métodos de diagnósticos tradicionais. Além disso, também pode ser utilizado para realizar procedimentos terapêuticos com maior precisão do que os métodos ginecológicos tradicionais.

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO
Durante uma histeroscopia, o médico introduz cuidadosamente um tubo muito fino pela vagina na área do colo do útero, iluminando a cavidade uterina, o que lhe permite ver alterações existentes no útero com a ajuda de uma câmera microscópica. A pequena sonda pode ver diretamente esta parte interna e o detalhe é impressionante. Além disso, durante esse procedimento, ele pode obter uma amostra do tecido presente na cavidade uterina para biópsia, a fim de entender melhor as alterações presentes e, se necessário, fornecer melhores tratamentos para o paciente. Na maioria dos casos, esse procedimento não causa dor significativa nas junções estruturais, consideradas muito delicadas e sem complicações associadas.
MAS ONDE É REALIZADO ESSE PROCEDIMENTO?
A histeroscopia geralmente é realizada no consultório médico ou em um ambulatório especializado em saúde da mulher - depende das necessidades individuais da paciente e dos recursos disponíveis onde ela mora. O procedimento geralmente dura de 30 minutos a uma hora e requer apenas um sedativo e um anestésico local - o que significa que a pessoa estará acordada e não sentirá desconforto durante o exame. Se necessário, será utilizado a anestesia geral para grandes cirurgias, só é possível quando orientada pelo médico de acordo com as necessidades do paciente em questão.
CONTRAINDICAÇÃO
A histeroscopia é contraindicada em mulheres grávidas, pode causar abortamento. E em mulheres com infecção genital, devido ao risco de a infecção se espalhar.
CONCLUSÃO
A histeroscopia é considerada um excelente método para diagnosticar várias condições ginecológicas devido à sua facilidade de execução e baixos riscos associados. Representa um exame muito útil no diagnóstico e tratamento de diversas condições ginecológicas.
Se você gostou desse Post, compartilha para que mais mulheres possam entender sobre a Histeroscopia e curta essa página! Obrigada!

Produção de Texto
Enfermeira Marilda Marques
Fundadora da Cuidamores
Especialista em Geriatria e Gerontologia
Comments