top of page

DIABETES

Atualizado: 19 de jun. de 2021

É uma doença a qual o corpo não produz insulina e não consegue aplicar adequadamente a insulina que produz.

A glândula responsável em produzir o hormônio insulina é o pâncreas que quebra o açúcar dos alimentos e transporta para a célula. Mede entre 15 a 25 cm de comprimento e está localizada atrás do estômago, entre o intestino e o baço.





O pâncreas produz três hormônios: a insulina, o glucagon (que controlam os níveis de açúcar) e a somastantina (que controla a produção de insulina e glucagon.


Mas o que acontece quando o pâncreas não funciona bem?


Quando há elevação da glicose em nosso sangue, o nosso organismo vai mandar esse açúcar em excesso para os rins que irão eliminá-las na urina, e é aí que aparece os primeiros sintomas, o excesso de urina e consequentemente haverá uma sede excessiva pra suprir a perda de líquidos.

Os sintomas característicos da diabetes são: dores no corpo, dormência, muita sede, muita fome, excesso de urina, perda de peso súbito, formigamento nas pernas, visão turva e embaçada, prurido(coceira) na região genital.



Quais complicações o diabetes pode provocar?


NO CÉREBRO – Há redução da glicose, que causa muita fome, essa redução faz com que o cérebro interprete que o organismo não está se alimentando.

Há estudos que mostram que o diabetes prejudica a estrutura e função cerebral, pois há presença de lesões cerebrais, que podem causar perda de memória.

Pode causar entupimento das artérias que causam AVC (acidente vascular cerebral) ou aneurisma (dilatação dos vasos sanguíneos), que eleva o risco de rompimento dos vasos.


NO CORAÇÃO – Com os níveis elevados de glicose no sangue, há produção de coágulos, que podem obstruir as artérias coronarianas que entram em sofrimento por falta de oxigênio e o tecido do coração morre, sendo substituída por cicatriz que, a depender do tamanho da área afetada pode deixar sequelas irreversíveis como a insuficiência cardíaca ou pode vim a ser fatal.


NO OLHO – O excesso de glicose no sangue causa inchaço no cristalino (lente do olho), e faz mudar sua forma e flexibilidade, por isso a visão fica turva, embaçada, também pode afetar a retina (retinopatia diabética) que é a liberação de fluido sanguíneo, através dos vasos para o espaço da retina causando a perda da visão


NO FÍGADO – O fígado é o órgão responsável pela metabolização (transformação) dos alimentos em energia e armazenamento de nutrientes.

O excesso de açúcar no sangue, provoca acúmulo de gordura que pode levar a doença hepática, a cirrose hepática não alcoólica, que são lesões (cicatrizes) que podem caminhar para a falência completa do órgão.


NOS RINS – Os rins são órgãos que filtram o sangue, o alto nível de açúcar no sangue faz com que os rins filtrem muito sangue, sobrecarregando os órgãos e causando insuficiência e consequentemente danificando os vasos sanguíneos. Em casos mais graves pode levar a necessidade de realizar hemodiálise (a filtração do sangue, feita por máquinas).


NA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA – Em todo nosso corpo há circulação sanguínea e de oxigênio que é feita repetidas vezes, quando há uma interrupção nessa circulação aí vem os problemas.

Nos diabéticos não controlados, pode levar a complicações na circulação e nos nervos, pois há destruição da bainha de mielina que recobre os nervos e prejudica a circulação sanguíneas. As placas de gorduras se desprendem e impedem que a circulação flua de forma normal, e como consequências: dores na panturrilha, lesões nas pernas como úlceras venosas e arteriais, infecções graves nos pés (pés diabéticos) e até amputação da perna, quando não há circulação de sangue nas veias e artérias.


DEFESA DO CORPO – Há um comprometimento na absorção de vitamina C. O excesso de açúcar no sangue impede que as células a absorvam, essa síntese é essencial para manter a defesa do corpo contra bactérias, vírus e fungos. A pessoa com diabetes fica com a imunidade (defesa do organismo) baixa.


EMAGRECIMENTO – Sem energia, o organismo precisa de outras fontes de reservas de gorduras, levando a perda rápida de peso, mesmo que o indivíduo continue se alimentando.


Como foi dito, a diabetes é uma doença que ocasiona muitos outros problemas de saúde, é uma doença silenciosa que precisa ser detectada antes que ocasione outros problemas limitantes para o ser humano, e quando detectada, o tratamento deverá ser imediato para estagnar sua evolução.



 
 
 

Comments


bottom of page